As seguranças do trabalho, que também são conhecidas pela sigla ST, podem ser definidas como um conjunto de medidas preventivas que deve ser adotado por empresas de todos os portes e setores.
Neste caso, a principal finalidade é reduzir os riscos de acidente de trabalho, bem como diminuir a possibilidade de desenvolvimento de doenças ocupacionais - ou seja, que estejam relacionadas com a atividade laboral do funcionário.
Atualmente, no Brasil, existem diversas leis e normas que regulamentam a segurança do trabalho.
Estas determinações, por sua vez, são essenciais para que os trabalhadores tenham seus direitos - que estão previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) - devidamente respeitados.
Qual é a importância das seguranças do trabalho?
Todas as medidas de segurança do trabalho devem ser pensadas não somente de acordo com as características e com as necessidades do colaborador, mas também do empregador.
Isso porque ambas as partes possuem obrigações e, em alguns casos, podem falhar.
Neste sentido, é fundamental que estejam respaldadas pela Legislação vigente.
Em linhas gerais, é possível apontar que a empresa tem o dever de oferecer aos seus empregados um ambiente de trabalho seguro, enquanto o funcionário deve seguir todas as orientações que lhe foram fornecidas, ao mesmo tempo em que realiza suas atividades laborais.
Para que todas as determinações legais sejam atendidas e tanto os trabalhadores quanto as empresas possam desfrutar de seus direitos, é essencial que a corporação invista na contratação dos serviços de uma marca especializada, como o Grupo Pró Saúde - SST - Saúde e Segurança do Trabalho -, que é referência no mercado.
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